segunda-feira, 4 de julho de 2011

Publicidade

A publicidade permite dar a conhecer um determinado produto ou serviço a um determinado público-alvo. Pode ser transmitida através da televisão, rádio, revistas/jornais, outdoors, internet, etc. As pessoas são muitas vezes influenciadas pela publicidade, pois desperta-lhes uma certa curiosidade em adquirir o produto/serviço. 


Existem dois tipos de publicidade: Publicidade Comercial e publicidade Institucional.


Publicidade Comercial




A publicidade Comercial procura promover um produto ou serviço, no sentido de incentivar o seu consumo. Tem fins lucrativos.

Publicidade Institucional



Publicidade Institucional pretende divulgar informação, sensibilizando para questões sociais, culturais, cívicas, etc. Não tem fins lucrativos.

Mas a publicidade tem as sua vantagens e as suas desvantagens! Sendo que as vantagens, é que a publicidade informa sobre os produtos e serviços, dá a conhecer  diferentes tipos de um 
mesmo produto, permitindo ao consumidor escolher o que  melhor se adapta; incentiva a 
concorrência e reduz os preços; suporta grande parte dos custos dos Media; e os anúncios publicitários são, normalmente, divertidos, coloridos, musicais e inovadores. 

As desvantagens, são que a publicidade pode informar os consumidores mas,  o seu  objectivo é persuadir e manipular os consumidores levando-os à compra dos produtos e serviços; estimula um consumo exagerado de produtos e serviços por parte dos  consumidores, sem atenderem às suas necessidades, às suas possibilidades e sem 
pensarem nos prejuízos para o ambiente; O custo da publicidade é elevado e acaba por ser 
incluído no preço final do produto, pelo que encarece os  produtos e serviços; e algumas formas de publicidade tornam-se enganosas, agressivas e invasoras, não respeitando os direitos dos consumidores e dos cidadãos.


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